terça-feira, 16 de abril de 2013

OS NÚMEROS DA 51ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB

'>


Os números impressionam e a importância da Assembleia dispensa comentários. Tudo é enorme, a começar pelo espaço onde ela se desenrola, uma verdadeira cidade que ocupa dependências internas e externas da maior Basílica do Brasil e uma das maiores do mundo.

O número de participantes que por lá estão transitando é de 451. São bispos, assessores, secretários e representantes de organismos, sem contar os jornalistas que cobrem o evento minuciosamente...

Estão participando 361 bispos, dentre eles 43 são eméritos (que não são mais titulares de uma Igreja Particular). Além deles, 9 cardeais, 75 arcebispos, 375 bispos do Brasil repassarão as reflexões e decisões tomadas na Assembleia para 275 Circunscrições Eclesiásticas formadas por 44 Arquidioceses, 212 Dioceses, 3 Eparquias, 12 Prelazias, 1 Exarcado, 1 Ordinariado para Fiéis de Rito Oriental sem Ordinariado Próprio,1 Ordinariado Militar e 1 Administração Apostólica Pessoal.

Diariamente, os trabalhos da Assembleia começam com a Santa Missa às 7h30 e segue com sessões, grupos de trabalho, discussões, votações, e reuniões até às 21:30 horas, quando se encerra a última reunião do dia com os membros do CONSEP (Conselho Episcopal Pastoral). São mais de 10 horas de todos os dias.

Dessas reuniões e encontros sairão as respostas, direcionamentos e orientações que os participantes da Assembleia levarão para todas as comunidades católicas do imenso território brasileiro, atingindo todas as capilaridades do tecido social. (JS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário