QUEM SOMOS?


O QUE É A PASTORAL FAMILIAR?

É um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus.

Abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.

COMO COMEÇOU?

No Concílio Vaticano II começou-se a delinear na Igreja uma proposta inspiradora para os esforços da evangelização da família. Desde o inicio de seu Pontificado, o Papa João Paulo II dedicou atenção especial à família.

No Brasil, a Pastoral Familiar começou a sistematizar a sua caminhada na década de 80, onde foram realizados vários encontros nacionais com representantes de alguns movimentos e serviços familiares.

Em 1981, no IV Sínodo dos Bispos, foi promulgado a Exortação Apostólica "Familiaris Consortio" sobre a missão da família cristã no mundo de hoje.

Desde então, foram realizadas muitas ações pela Igreja no Brasil.

Atualmente, a Pastoral Familiar pode contribuir para que a família seja reconhecida e vivida como lugar não somente de sacrifício, mas também de realização humana, a mais intensa possível na experiência de paternidade, de maternidade, de filiação, como estrutura de um pertencer que desperte crescimento, maturidade, e proporcione satisfação.

Por isso, a família deve ser ajudada por uma Pastoral Familiar intensa e vigorosa (cf. Bento XVI, Discurso Inaugural, Aparecida, 2007, n.5)

MISSÃO

A missão evangelizadora da Pastoral Familiar e a defesa e promoção da pessoa em todas as etapas e circunstâncias da vida e a defesa dos valores cristãos para o matrimônio e os relacionamentos pessoais e familiares.

Para isso, é imprescindível promover a articulações dentro e fora da Igreja, para defender a vida em todas as suas etapas e dinamizar e orientar ações em favor da família.

A Pastoral Familiar possui quatros metas principais:

·         Fazer da família uma comunidade cristã;
·         Fazer com que a família seja santuário da vida;
·         Resgatar para a família seu justo valor de célula primeira e vital da sociedade;
·         Tornar a família missionária e Igreja domestica.

OBJETIVOS

·         Formar agentes qualificados;
·         Acolher toda família a partir da realidade em que ela se encontra;
·         Santificar ao laços familiares;
·         Apoiar a família no seu papel educador;
·         Promover a missão em família;
·         Valorizar os tempos litúrgicos e datas civis;
·         Articular o trabalho em conjunto com outras pastorais e movimentos eclesiais;
·          Estabelecer articulações também com forças externas à Igreja.


Leia mais >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário